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terça-feira, 10 de abril de 2012

CONCEITO DE :Multidisciplinaridade Interdisciplinaridade Transdisciplinaridade


Multidisciplinaridade
A multidisciplinaridade é a visão menos compartilhada de todas as 3 visões. Para este, um elemento pode ser estudado por disciplinas diferentes ao mesmo tempo, contudo, não ocorrerá uma sobreposição dos seus saberes no estudo do elemento analisado. Segundo Almeida Filho (Almeida Filho, 1997) a idéia mais correta para esta visão seria a da justaposição das disciplinas cada uma cooperando dentro do seu saber para o estudo do elemento em questão. Nesta, cada professor cooperará com o estudo dentro da sua própria ótica; um estudo sob diversos ângulos, mas sem existir um rompimento entre as fronteiras das disciplinas.
Como um processo inicial rumo à tentativa de um pensamento horizontalizado entre as disciplinas, a multidisciplinaridade institui o inicio do fim da especialização do conteúdo. Para Morin (Morin, 2000) a grande dificuldade nesta linha de trabalho se encontra na difícil localização da "via de interarticulação" entre as diferentes ciências.É importante lembrar que cada uma delas possui uma linguagem própria e conceitos particulares que precisam ser traduzidos entre as linguagens.
Interdisciplinaridade
A interdisciplinaridade, segundo Saviani (Saviani, 2003) é indispensável para a implantação de uma processo inteligente de construção do currículo de sala de aula informal, realístico e integrado. Através da interdisciplinaridade o conhecimento passa de algo setorizado para um conhecimento integrado onde as disciplinas científicas interagem entre si.
Bochniak (Bochniak, 1992) afirma que a interdisciplinaridade é a forma correta de se superar a fragmentação do saber instituída no currículo formal. Através desta visão ocorrem interações recíprocas entre as disciplinas. Estas geram a troca de dados, resultados, informações e métodos.Esta perspectiva transcende a justaposição das disciplinas, é na verdade um "processo de co-participação, reciprocidade, mutualidade, diálogo que caracterizam não somente as disciplinas, mas todos os envolvidos no processo educativo"(idem).
Transdisciplinaridade
A transdisciplinaridade foi primeiramente proposta por Piaget em 1970 (PIAGET, 1970) há muitos anos, contudo, só recentemente é que esta proposta tem sido analisada e pontualmente estudada para implementação como processo de ensino/aprendizado.
Para a transdisciplinaridade as fronteiras das disciplinas são praticamente inexistentes. Há uma sobreposição tal que é impossível identificar onde um começa e onde ela termina.
"a transdisciplinaridade como uma forma de ser, saber e abordar, atravessando as fronteiras epistemológicas de cada ciência, praticando o diálogo dos saberes sem perder de vista a diversidade e a preservação da vida no planeta, construindo um texto contextualizado e personalizado de leitura de fenôminos". (Theofilo, 2000)
A importância deste novo método de analise das problemáticas sob a ótica da transdisciplinaridade pode ser constatada através da recomendação instituída pela UNESCO em sua conferência mundial para o ensino Superior (UNESCO, 1998).



Curso:Pitec 40h
Formadora: Elisangela Lopes dos Santos
Nome: SOLANGE  GALVÃO BUENO 
Eixo 1 projeto
Atividade: 1.3
 Eu achei muito interessante a idéia de Elisabete porque ela se preocupava muitos com projetos para os alunos sejam ativos e autônomos para desenvolverem seus estudos de pesquisa e buscar uma fonte de conhecimento para se tornar cidadãos críticos e atuantes na sociedade atual . Assim sendo, o professor precisa ter clareza de sua intencionalidade e também do que o aluno esta se propondo a desenvolver, fazendo reflexões sobre os caminhos que estão sendo estudados, de modo a identificar se há necessidade de replanejar o que esta sendo descoberto. A qualquer momento, esse processo pode ser revisto, reelaborado, estudado, modificado. Com isso, o professor tem maiores evidências sobre o desenvolvimento do aluno. Trabalhar com projetos tem sentido porque parte das questões de investigação, a vida e a ciência são permeadas de incertezas e verdades provisórias, aprender a trabalhar com isso na escola significa aprender a conviver, utilizando do conhecimento acumulado, para compreender o presente, propondo alternativas para a melhoria da qualidade de vida.

MEU PROJETO DE VIDA !


Meu nome é Solange Galvão Bueno,meu projeto de vida desde pequena era ser uma educadora por isso amo o que faço, mas me casei muito jovem e fiquei dez anos sem estudar voltei dez anos mais tarde me formei em magistério em 1999,logo comecei a trabalhar em uma escola Estadual em minha cidade,mas meu sonho era fazer uma faculdade na minha cidade no sul era caro eu nao tinha condições de pagar pois minha filha estava terminando magistério por isso resolvemos vir embora para Primavera do leste ,onde comecei a trabalhar mas morei só meio ano la mudei pra Jaciara onde consegui fazer minha graduação formei em normal superior em dois e oito, em dois mim e nove fiz minha Pós graduação em educação infantil e voltei para trabalhar como pedagoga na prefeitura onde estou ate hoje na UMEI João de Barro ,Graças a Deus que é maior na minha vida consegui conquistar meus objetivos ,e meu projeto de vida hoje é trabalhar com muito amor e dedicação, e ajudar minha filha a realizar seu sonho passar em medicina. E depois de formar minha filha fazer um mestrado voltado para educação infantil pois eu quero cada vez mais ser uma educadora dinâmica e inovadora nas minhas aulas sempre buscando novos métodos pra incentivar meus educandos a fazerem as atividades propostas com entusiamo e alegria em aprender mais , porque um bom educador deve procurar sempre aprender mais com técnicas novas por isso que eu quis fazer o curso linux e agora o curso elaboração de projeto (Pitec) .onde aprendi muito e estou usando na minha profissão .

Diálogo Teórico. MARIA MONTESSORI



Maria Montessori (1870-1952) Nasceu na Itália, em 1870, e morreu em 1952. Formou-se em medicina, iniciando um trabalho com crianças anormais na clínica da universidade, vindo posteriormente dedicar se a experimentar em crianças sem problemas os procedimentos usados na educação dos não normais. A pedagogia montessoriana relaciona-se à normatização (consiste em harmonizar a interação de forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade). Os princípios fundamentais do sistema Montessori são: a atividade, a individualidade e a liberdade, enfatizando os aspectos biológicos, pois, considerando que a vida é desenvolvimento, achava que era função da educação favorecer esse desenvolvimento. Os estímulos externos formariam o espírito da criança, precisando, portanto, ser determinados. Assim, na sala de aula, a criança era livre para agir sobre os objetos sujeitos à sua ação, mas estes já estavam preestabelecidos, como os conjuntos de jogos e outros materiais que desenvolveu. A pedagogia de Montessori insere-se no movimento das Escolas Novas,uma oposição aos métodos tradicionais que não respeitavam as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança. Ocupa um papel de destaque neste movimento pelas novas técnicas que apresentou para os jardins-de-infância e para as primeiras séries do ensino formal.O material criado por Montessori tem papel preponderante no seu trabalho educativo, pois pressupõe a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função estimular e desenvolver na criança um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto. Montessori produz uma série de cinco grupos de materiais didáticos:O Material Dourado é um dos materiais criado por Maria Montessori. Este material baseia-se nas regras do sistema de numeração, inclusive para o trabalho com múltiplos, sendo confeccionado em madeira. O material é composto por cubos, placas, barras e cubinhos.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

DIARIO DE BORDO

Diário de Bordo
:: Ajuda ::

Texto:

11-2011
(29/11/2011)
Anotação aluno: estamos concluindo o curso foi muito valioso para mim como educadora,aprendi varios recusos com as TIC,vou usa-los no meu trabalho.
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11-2011
(18/11/2011)
Anotação aluno: estou cada dia mais com a unidade 2 aprendendo a usar o blog eos hipertextos é muito interessante par minha vida profissional como educadora.
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10-2011
(19/10/2011)
Anotação aluno: assisti um documentario Jorge Furtado ilha das flores que nos mostra a realidade de muitas pessoas que sobrevivem catando lixo,pra sobrevivem disputam com os porcos os alimentos que muitos jogam fora, esses alimentos que dão vida a muitos.
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(19/10/2011)
Anotação aluno: no dia 11/10 assistimos o vídeo do professor Alberto Tornaghi que é o criador da unidade 2 do curso que nos fala que o hipertexto,é uma maneira diferente de expressar nossas idéias,é tambem uma forma de produzir na internet e de contar nossa historia e ler as historias dos outros.
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10-2011
(17/10/2011)
Anotação aluno: dia 11 de outubro começamos a trabalhar a unidade 2.2 do curso foi muito interessante os vidéos que o professor nos mostrou e explicou as atividades que temos que fazer ,cada aula aprendemos algo novo é muito valioso para nós educadores.
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10-2011
(10/10/2011)
Anotação aluno: fiz minha avaliação sobre o curso tecnologias na educação,
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09-2011
(20/09/2011)
Anotação aluno: É muito interessante as colocações do professor Ladislau, onde este explica todo o processo da educação e tecnologia. Onde ele diz que a necessidade de conhecimento está aumentando e o volume de informações se tornou imenso .Portanto a escola deve acompanhar este crescimento de forma mais organizada e não meramente lecionadora, ou seja, a escola deve ter informações tecnológicas e uma metodologia central neste processo de aprendizagem de forma que haja interação entre educação e trabalho.
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(20/09/2011)
Anotação aluno: O domínio destas tecnologias, permitirão em sala de aula o avanço, das pesquisas e aprimoramento do conhecimento, transformado as informações em conhecimento. O objetivo principal desta interação deverá ser sempre o de, formar cidadãos críticos e completos, utilizando as tecnologias de forma consciente não apenas como mais um consumidor de recursos,
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(20/09/2011)
Anotação aluno: As Tecnologias sempre estiveram presentes em nossas escolas, como também as dificuldades de emprego destas por docentes, resistentes a mudança, ou que embora as adotassem, não aperfeiçoaram as formas de empregá-las, visando melhorar a interação professos / aluno. Estas situação se agrava devido o surgimento de novas tecnologias e a sua implementação em sala de aula. A falta de conhecimento básico destas tecnologias, quando o professor por falta de conhecimento deixa de desenvolver habilidades necessárias para atrair o aluno para o campo da pesquisa e do fazer criativo.
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09-2011
(06/09/2011)
Anotação aluno: hoje fiz atividade 1-3 fiz uma entrevista com meus colegas de trabalho sobre os recursos tecnologicos que usamos na Umei João de Barro elaboramos slides com essa entrevista e construimos uma planilha com os dados.
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08-2011
(25/08/2011)
Anotação aluno: hoje ,fiz mais uma atividade o que é ser professor aprendiz ,é estar sempre em busca de novos conhecimentos.
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08-2011
(16/08/2011)
Anotação aluno: hoje foi nossa primeira aula a coordenadora Elizangela eo professor jorge nos apresentou o conteudo que vai ser trabalhado no curso Tic , vimos um vidéo muito interessante aprender a prender .
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segunda-feira, 28 de novembro de 2011

AVALIAÇÃO DAS Tecnologias na Educação:Ensinando e aprendendo com as TIC

Ao termino desde curso foi muito valioso para mim como educadora, apesar das dificuldades no inicio , pois aprendi diversos recursos com a TIC,aprendi a trabalhar com hipertexto ,a link ar palavras e muito mais recursos que a TIC nos ofereceu,com isso me tornei uma educadora com novas técnicas inovadoras para ensinar meus alunos.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

atividade2.6


PROINFO INTEGRADO
CURSO: Tecnologias em Educação 2011
CURSISTAS: Solange,Náuria,Helena .
UNIDADE: 2
ATIVIDADE: 2.6
FORMADOR: Jorge Souza de Jesus


PLANO DE AULA
Planejando uma atividade com hipertexto ou internet
ESTRUTURA CURRICULAR

Modalidade/Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Educação Infantil
Artes
Música: envolvimento e observação das imagens
Educação Infantil
Natureza e sociedade
Conhecimento de mundo

Objetivos:
-Fazer com que as crianças identifiquem os animais existentes no fundo do mar e rios .
- Conscientizar os alunos sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Aprender a respeitar o meio ambiente.
- Identificar a água doce e salgada.
  • Desenvolver os cuidados que devemos ter para cuidar de um peixe, alimentar, limpar o aquário.
-Visualizar animais que habitam nos mares e rios através de vídeos.


Atividades:


--Exploração Oral sobre o mar: o que eles conhecem sobre o mar, quem já foi à praia, quais os animais existem no fundo do mar, etc.
- -Conversas informais sobre cada animal;
-Produção de história com fantoches e brinquedos de cada animal;
-Folhear revistas.
-Nomear cenas de livros, contando a história do animal estudado;
-Cantar músicas do tema;
-Histórias sobre os Animais do Fundo do Mar e rios.


Avaliação


__O projeto despertou nas crianças o interesse e o respeito pelos animais, em especial os peixes. Aprenderam a ser responsáveis cuidando do animal (troca de água, alimentação).
As crianças desenvolveram seu vocabulário com músicas, poemas e histórias, foi trabalhada a expressão corporal através da imitação dos peixes e desenhos.
Foi trabalhada a conscientização ambiental através da poluição dos rios, lagos e mares.