Pesquisar este blog

domingo, 20 de maio de 2012

currículo e suas características-eixo-2

Curso:Pitec 40H Formadora:Elisângela Lopes de Lima Nome:Solange Galvão Bueno Eixo 2:Currículo Currículo e suas Características Ao analisarmos o Currículo Escolar sob a perspectiva de uma tela onde se está, constante mente, tecendo ações, estratégias e metas para a formação social do aluno, inflige ao Currículo característica de dinamismo e de adaptações às novas realidades. O uso das tecnologias de informação e comunicação – TIC para desenvolver novas estratégias nas diversas áreas de conhecimento e entre as áreas, de modo a propiciar ao aluno a aprendizagem significativa, favorece a prática interdisciplinar e a construção de um currículo a partir da ação. Assim, a concepção educacional, que norteia essa incor- paração da TIC à prática pedagógica, sua utilização, tampouco de ser agregada a uma determinada área curricular, tendo em vista a construção de uma cidadania,democrática participativa e responsável. O currículo da sala de aula não é apenas o prescrito. Ele se desenvolve do que emerge das experiências de alunos e professores, do diálogo entre eles. Nesse sentido, o uso das TICs pode auxiliar muito porque, quando é desenvolvido um currículo mediatizado, é feito o registro dos processos e com essa base é possível identificar qual foi o avanço do aluno, quais as suas dificuldades e como intervir para ajudá-lo. Isso é pouco aproveitado ainda. Temos vários estudos em que o professor reconhece que a tecnologia é importante e ele quer utilizá-la. Mas não é apenas porque tem pouco domínio que não a emprega. Para integrar as tecnologias, é preciso deter tanto o domínio instrumental como o conteúdo que deve ser trabalhado, as próprias concepções de currículo e as estratégias de aprendizagem . Tudo isso precisa ser integrado numa formação que alguns especialistas já chamam de "nova pedagogia". A primeira coisa é ter a tecnologia disponível. É por isso que não se observam resultados tão favoráveis quando há apenas um laboratório para toda a escola. A tecnologia tem de estar na sala de aula, à mão no momento da necessidade. Pode ser um pequeno laboratório na sala ou um computador por aluno. Não estou falando exclusivamente de computador, mas de diversas tecnologias digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário