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domingo, 20 de maio de 2012

banco de projetos

CURSO: PITEC 40H FORMADORA: ELISANGELA LOPES DE LIMA NOME:Solange Galvão Bueno EIXO: 1 – BANCO DE PROJETOS ATIVIDADE 1.4 UMEI MUNICIPAL JOÃO DE BARRO EDUCAÇÃO INFANTIL :crianças de 0 2 a 3anos ALUNOS: 25 PROFESSORA :Solange Galvão Bueno ADI: Helena da Silva PROJETO EU, NOS E A COMUNIDADE. SUBTEMA: Despertando o gosto pela leitura. O projeto é interdisciplinar. Introdução: O estudo realizado tem por objetivo, verificar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Ao longo dos anos, a educação preocupa-se em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. Isso porque se vive em uma sociedade onde as trocas sociais acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual. Justificativa : A finalidade de trabalhar o projeto leitura e entender como se dá aprendizagem e o desenvolvimento do hábito de ler desde a educação infantil. O tema aqui investigado, embora já tenha sido amplamente discutido pelos educadores, ainda é cercado por dúvidas. Convive-se hoje num mundo com variadas culturas, variados veículos de informação, bem como, grande divulgação de informações de todos os tipos. Percebe-se também uma necessidade cada vez maior das pessoas transitarem de um lugar para outro. Todos estes aspectos da vida cotidiana exigem a compreensão de diferentes linguagens e de grande interação com o que está ao nosso redor. A escola tenta propiciar aos alunos os conhecimentos necessários para compreender, se adaptar e construir opiniões, em seus contatos com diversos ambientes e pessoas. Este estudo poderá servir de apoio aos profissionais da educação, orientando-os de forma a aprimorar a compreensão e o trabalho com alunos que apresentam problemas de aprendizagem na leitura na educação infantil. Vamos também trabalhar com uma obra de Ziraldo tem bicho no circo, contando a historia confeccionando as roupas dos personagens da historia. III. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Compreender o universo de interlocução entre leitor e autor é uma estratégia que poderá ampliar nosso espaço de mediação no que diz respeito às dificuldades de interpretação de textos dos alunos. Segundo BETTELHEIM, Boa parte dos procedimentos cotidianos das escolas e creches é concedida por causa das necessidades do sistema educacional estabelecido, e essas necessidades, freqüentemente, prevalecem sobre as necessidades das crianças (1984 pág.: 17). Reportando ao objeto da pesquisa, as chamadas “dificuldades de interpretação” podem se conseqüentes de projetos (atividades) esvaziadas de sentido para as crianças, mas que, respondem às “exigências do sistema”.Percebemos que existe um grande esforço por parte de alguns educadores em desenvolver estratégias que amenizem as dificuldades interpretativas dos alunos. Para o autor, a capacidade de ler é de importância tão singular para a vida de uma criança na escola, que a experiência na aprendizagem da leitura mais do freqüentemente, sela seu destino, uma vez para sempre, em relação à sua vida acadêmica. Neste sentido, se a leitura parecer uma experiência interessante e válida, terá papel fundamental na formação integral do ser humano. Faz-se necessário a formação de conceitos, sendo esta, por sua vez, dependente dos padrões de interpretação a ele oferecidos. OBJETIVO GERAL: Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando seu gosto pela leitura e desenvolvendo sua criatividade e imaginação. Fazendo com que o aluno desenvolva o gosto pela leitura. OBJETIVOS ESPECIFICOS: - Compreender como é a prática de leitura na educação infantil - Identificar estratégias utilizadas pelos professores a fim de desenvolver nos alunos o hábito de ler; - Entender o que é necessário fazer, para que os alunos se tornem leitores autênticos; - Confrontar realidade e fantasia; - Aguçar o prazer pela leitura; - Desenvolver a linguagem oral e a capacidade de ouvir; - Organizar idéias e pensamentos; - Ampliar o vocabulário; - Estimular a criatividade. - desenvolver o raciocínio lógico expressão corporal e oral coordenação motora, percepção, auditiva. METODOLOGIAPARA O DESENVOVIMENTODAS HABILIDADES DOS ALUNOS. A metodologia do trabalho seguira as orientações dos referenciais: - organização do tempo: ATIVIDADES PERMANENTES: - Rodinha para conversa informal, troca de idéias e análise de conhecimentos prévios; - Apresentar livro para os alunos – manusear e conhecer a história; - Dramatização e registro feito pelas crianças através de desenho e oralmente; - Lista de personagens; - Trabalhar linguagem oral e escrita; - Exploração dos personagens e modelagem dos mesmos; - Montagem de livro contendo as histórias trabalhadas. ATIVIDADES: Conversa informal sobre histórias que gostam Cuidado com os livros; Falar sobre autor e ilustrador de cada livro; Ler a história; Debate sobre a história; Reprodução coletiva da história; Desenho livre; Modelagem dos personagens. Conteúdos: - Trabalhar com o livro do Ziraldo tem (bicho no circo) - Confeccionar os personagens - sociabilidade - movimento - leitura AVALIAÇÃO: A avaliação será através do desenvolvimento das crianças, se as mesmas conseguirem dramatizar as historias contadas e confeccionadas, sendo avaliadas individualmente, com registro no caderno de campo do professor. CRONOGRAMA: O projeto será desenvolvido durante o mês de agosto. MATERIAL NECESSARIO: - livros - cartolinas - cola - fantoches - tesouras - tintas guache REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referenciais curriculares nacionais para a educação infantil. MEC/SEI, 1998, 3 v. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Pro infantil. MEC/SEI, 2005, módulo II. PINTO, Gerusa Rodrigues. O dia-a-dia do professor. Belo Horizonte: Fapi, 2003.

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